Oficinas

INFORMAÇÕES:
  • Ainda há vagas para as oficinas, quem quiser participar pode chegar no Martim Cererê hoje (dia 09) às 14h.
  • Todas as oficinas são gratuitas.

OFICINAS:

Música:

  • COCO DE RODA

Ministrante: Passarinhos do Cerrado
O grupo Passarinhos de Cerrado tem como objetivo a formação de novos públicos e a divulgação das manifestações culturais populares brasileiras. Para tanto, uma das formas de trabalho além dos shows de coco e do espetáculo sobre cultura popular intitulado “A peleja da
Menina que caiu em conversa de Passarinho” é a realização de oficinas. 
As oficinas são espaços de aprendizagem dialética e dinâmica, ou seja, não há “palestras” sobre música ou sobre a trajetória do grupo, mas sim atividades práticas que são desenvolvidas coletivamente. 
O objetivo da oficina é propiciar que as pessoas compreendam melhor a cultura popular, vivenciando o prazer de dançar e tocar os ritmos. No caso do  Passarinhos do Cerrado, o enfoque é  o coco. Através de dinâmicas, apresentamos o  ritmo, sua origem, mostramos algumas músicas e vídeos de grupos que fazem coco, estimulamos as noções rítmicas dos participantes e então ensinamos a dança, as letras, os nomes dos instrumentos e como tocá-
los. 
A proposta final é preparar uma música que possa ser dançada, tocada e cantada pelos participantes da oficina durante o show dos Passarinhos e em outros espaços se houver a possibilidade. 
Pré-requisito: experiência mínima em percussão
Capacidade: 10 pessoas

  • PROJETO MASCATE - POESIA E MÚSICA, A VIDA EM VERSOS E ACORDES

Ministrantes: Diego de Moraes, Kleuber Garcêz, Camila Leite, Thiago Oliveira
O "Projeto Mascate - Poesia e Música, a vida em versos e acordes" propõe uma reflexão a respeito dos entrecruzamentos da atividade poética e da produção musical. A idéia é pensar como poesia e música fazem parte de um "todo" na história da arte no Brasil contemporâneo , embora poema e canção sejam produtos culturais distintos.
 A proposta é fazer um bate-papo  sobre os seguintes temas:
"O que é uma canção?”
"Tropicália : Poesia e Música"
Capacidade: Liberada, é só chegar.


Moda:

  •  CUSTOMIZAÇÃO BÁSICA

Ministrante: Solange Amarilla
Tem como foco ensinar a transformar peças de roupas básicas através da recriação e recreação próprias da arte, tornando a roupa estilizada com recombinações de costumes. Busca-se estimular a criatividade conforme o desejo no uso dos materiais, levando a conscientização sobre reaproveitamento, reciclagem e reutilização.
Pré-requisito: Os participantes deverão levar uma peça a ser transformada na oficina por meio de técnicas como pintura, colagem, aplicação, bordados etc.
Capacidade: 20 pessoas

  • EU ERA UMA CAIXINHA DE LEITE

Ministrante: Rochele Silva (Roch Design)
O objetivo é produzir bolsas e carteiras utilizando caixas de leite e suco, retalhos de tecido e sobras de aviamentos. Além de contribuir para que os participantes desenvolvam o potencial criativo, assumindo o seu próprio poder de transformação e gerando, assim, consciência ecológica nos mesmos.
Capacidade: 10 pessoas

Artes Visuais:

  • ESTÊNCIL SOBRE MADEIRA REUTILIZADA

Ministrante: Tatianny Leão
Capacidade: liberada, também é só chegar.


Dança:

  • OFICINA_BAILINHO: memórias de dança também dançam.
Ministrante: ¿por quá? grupo de dança
Debruçar-se sobre uma possível memória de dança, partindo dos repertórios de movimentos inseridos na cultura pop e vivenciados em festas e bailes do cotidiano. Através da familiaridade com estas gestualidades, direciona-se o grupo a um estranhamento do jeito comum de dançar. Olhar antropológico de estranhar o cotidiano e tornar o estranho familiar. Investigação de uma postura contemporânea de dança entrecruzada com a cultura pop_ular, direcionando-se a uma autonomia criativa no jeito comum de dançar.
Capacidade: 20 pessoas