terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sonho que se sonha junto é realidade: um céu de oportunidades




Desapegue-se das suaves lembranças da chuva e também daquele guarda-chuva quebrado que ficou no canto da casa esperando a volta da estação das águas!
Vamos construir juntos um abrigo bonito e prático, para o sol e para a chuva.

Há tempos que Su Martins (Salamandra do Fogo e Casulo Moda Coletiva) vinha dando uma atenção especial aos infinitos guarda-chuvas que eram descartados ainda em bom estado, geralmente pela fragilidade da estrutura que estes apresentam hoje em dia.

Como a Salamandra do Fogo é um projeto que tem como foco o reaproveitamento de materiais descartados pelas confecções, fábricas de sapatos e tapeçarias – e que promove uma nova forma de comportamento tendo a moda como ferramenta cultural –, Su Martins lançou sua última coleção Do Sol à Chuva, no dia 02/07/2011, tendo peças criadas a partir do reaproveitamento de guarda-chuvas como destaque.

No entanto, a ideia do ‘Céu de guarda-chuvas’ surgiu após uma situação inusitada. Quem se lembra do incêndio da loja Big Lar ano passado, no centro de Goiânia, sabe o que eu estou falando. O triste acontecimento que acometeu a loja próxima à Fábrica Cultura Coletiva, no entanto, permitiu que recuperássemos mais de cem guarda-chuvas que foram levemente danificados. Com esta grande quantidade de material a ser reaproveitado, Su Martins teve a ideia de construirmos uma grande tenda que nos permitisse levar as ações da Fábrica para onde quiséssemos.

Muitas são as instalações feitas com guarda-chuvas que nos inspiraram,
mas ainda não conhecemos uma tenda toda feita com eles!

Agora, este sonho, que parecia tão distante e surreal, concretiza-se na primeira ação do projeto Maquinação. A tenda abrigará o evento que acontecerá no Teatro Arena do Centro Cultural Martim Cererê, entre os dias 09 e 11 de setembro, junto ao X Festival Vaca Amarela.

No entanto, como teremos um grande espaço a ser coberto, urge que consigamos um maior volume do material. O Céu já está sendo construído, mas ainda dá tempo de participar! Doe o seu guarda-chuva quebrado ou muito velho, ou que não queira mais, e contribua para a concretização do projeto.

Venha fazer parte da construção de mais um sonho, participe da campanha e convide quem puder para se envolver nesta!

Ponto de coleta: Fábrica Cultura Coletiva – Rua 3, n. 546, Centro, Goiânia-GO.
Fone: 3087-3927

Um comentário: