quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Des o quê?! Desconferência!

Desconferências estão ganhando popularidade na comunidade hi-tech como fóruns auto-organizados para troca de idéias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre pessoas. O formato de uma desconferência é baseado na premissa de que, seja qual for o tipo de profissão, as pessoas na audiência – não apenas aquelas selecionadas para falar no palco - tem pensamentos interessantes, insight, e habilidades para compartilhar. É um encontro centrado em um tema ao propósito guiado pelos participantes.
O termo "desconferência" foi aplicado, ou autoaplicado, para uma ampla gama de manifestações que tentam evitar um ou mais aspectos de uma conferência convencional, tal como os custos elevados e apresentações patrocinadas.


Por requererem infraestrutura e organização de uma indústria madura, desconferências podem acontecer mais frequentemente. Porque seu custo deve ser mínimo (ou não-existente), qualquer um que deseje pode ir. Todos em uma desconferência participam de alguma forma, interagindo, estabelecendo networking e trocando ideias.


A desconferência possui forte similaridade com os encontros bem estabelecidos no mundo da música: em particular, a Jam Session. Durante uma Jam Session, músicos trazem conhecimentos de modelos particulares - os quais provem com o sistema em um tempo musical, tom, e assim por diante. Estes modelos e as regras de tocá-los lançam a expectativa de como os participantes irão interagir uns com os outros. Uma Jam Session pode incluir horas de improvisação e solos - requerendo que os participantes ouçam atentamente uns aos outros para reagir apropriadamente perante a experiência musical. As regras da Jam Session incluem uma similar ao da "Lei dos Dois Pés": Se você não está contribuindo com o som, você deveria deixar os outros participantes explorarem o espaço musical.



Na programação do Maquinação teremos três desconferências, anota aí:

Sexta-feira, dia 09, 14h:
Redes e Coletivização - Espaços e redes de colaboração 
Mediador: Sacha Witkowski 

Sábado, dia 10, 14h:
Casas de shows e espaços públicos: sua importância para a cultura local.
Mediadora: Letícia Spíndola (Voodoo - MS)

Domingo, dia 11, a partir das 15h:
Desconferência musical sobre obras em vinil 
Mediador: Clube Recreativo do Escambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário